jueves, 28 de enero de 2016

O Brasil no espelho de Mariana....Brasil de Fato



Este crime ambiental expõe a insustentabilidade econômica, social e ambiental do atual modelo de “desenvolvimento”, centrado em commodities.


2015 ficou para trás, mas não Mariana. Sobre o crime ambiental em Mariana-MG, duas questões para o Brasil em 2016. Uma, absurdamente, ausente do debate público. E, outra, não totalmente explorada, apesar do esforço de muitos nas redes sociais.

Neste caso, temos a questão sobre de quem é a responsabilidade pelo crime ambiental. Sem dúvida, a Vale como controladora (juntamente com a BHP) da Samarco é diretamente responsável e deve responder administrativa e judicialmente. Mas cabe também indagar, quem são os controladores da Vale? O Bradesco, que possui 21% do consórcio controlador da Vale, nem de longe foi citado no caso. Outro importante controlador é o próprio Estado, por meio do BNDES (11%) e da Previ, Fundo de Pensão do Banco do Brasil, que detém 49% do consórcio. Está na hora dos donos da Vale serem também chamados à responsabilidade.



Uma outra questão não tem sido sequer mencionada. Trata-se do quanto este crime ambiental expõe a insustentabilidade econômica, social e ambiental do atual modelo de “desenvolvimento”, centrado em commodities (minério, soja, carne, papel e celulose, etanol). Algo que já se mostrava notório, seja pelos extensos passivos sociais e ambientais, seja pela atual retração econômica fruto da queda dos preços das commodities no mercado externo. Se era notório, agora é inapelável, diante da destruição da 5ª bacia hidrográfica do País e parte de região costeira do Espírito Santo.

Certamente, a presença do Estado brasileiro como sócio das corporações beneficiárias do modelo explica, em boa medida, o silêncio em torno à questão. A associação do Estado com os interesses destas corporações ficou, inclusive, explícita na demora cúmplice do governo em agir sobre o caso, como nas suas declarações patéticas, se não fossem trágicas. A exemplo da entrevista da Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, antes de seguir viagem para a COP21 em Paris, comparando o caso de Mariana com o desastre natural do Tsunami na Indonésia.

Silêncio também das principais forças de oposição, igualmente comprometidas com as mesmas corporações, assim como da ex-candidata à presidência Marina Silva/Rede, cuja falta de posicionamento é ainda mais gritante por ela se apresentar como defensora do meio ambiente. Mariana é evidência cabal da necrose de uma classe política dominada pelos interesses privados, incapaz de renovar a pauta política do País e falida como canal de expressão dos anseios por justiça social e mais democracia.

- Foto por ABr.

Fuente: Brasil de Fato

vìa:
  http://www.biodiversidadla.org/Principal/Secciones/Noticias/O_Brasil_no_espelho_de_Mariana

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2