martes, 26 de enero de 2016

Brasil: Efeitos sociais da posse de terra indígena como direito preexistente...Instituto Humanitas Unisinos

"Durante séculos e ainda hoje oprime e cerca as/os índias/os como se “reconhecimento” e “direitos originários”, referidos na Constituição, não equivalessem a realidades preexistentes ao próprio estabelecimento de um Estado que se proclame democrático e de direito"
Escreve Jacques Távora Alfonsin, procurador aposentado do estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos.
Para que as/os índias/os perdessem suas terras e vidas, as forças portuguesas e os bandeirantes dizimaram milhões delas/es, desde a chegada das caravelas no Brasil, manchando a nossa história com um passado de atrocidades que ainda hoje, por despropositado que pareça, se repete. Se o restinho de solo, água, floresta e caça onde conseguem sobreviver agora, puder ser ainda garantido com um mínimo de paz às/aos índias/os, só se conseguirem atravessar toda a burocracia do chamado devido processo legal. Precisam se socorrer do Poder Judiciário e, mesmo assim, com muita oposição e, frequentemente, até insucesso.
Contra o absurdo desse injusto esbulho oficial, efeito da expansão ilimitada e incontida da sede insaciável do capital sobre terra, não tem sido suficiente um capítulo inteiro da Constituição Federal (o VIII da chamada ordem social) pretendendo proteger a terra e a gente indígenas. Notícias diárias informando sobre novos e crescentes conflitos fundiários sobre pedaços do nosso território onde vive esse povo, comprovam esse fato (leia aqui).
Uma simples leitura do artigo 231 da Constituição é suficiente para demonstrar como a aplicação da lei varia de acordo com o poder econômico que estiver em causa, quando o conflito sobre terra envolve o povo indígena:
“Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
A interpretação predominante da nossa legislação não lembra muito essa disposição, é privatista e excludente, sujeita a auto proclamada civilização branca. Ela não se dá conta, ou nem quer saber disso, do tamanho da sua iniquidade contra o povo indígena. Durante séculos e ainda hoje oprime e cerca as/os índias/os como se “reconhecimento” e “direitos originários”, referidos nesse artigo da Constituição, não equivalessem a realidades preexistentes ao próprio estabelecimento de um Estado que se proclame democrático e de direito.
Algumas notáveis exceções a esse desvio hermenêutico, parcial e tendencioso, estão aparecendo no Supremo Tribunal Federal. O seu presidente, Ricardo Lewandowski, está se posicionando claramente contrário a mandados liminares de reintegração de posse contra multidões pobres, concedidos sem o exame abrangente do que se encontra em lide e os efeitos daí decorrentes aos direitos sociais das vítimas dessas execuções.
No dia 13 deste janeiro, ele já tinha determinado a suspensão de uma reintegração de posse a ser executada sobre terra da Vila Soma, em Sumaré, São Paulo, da qual seriam vítimas mais de duas mil famílias perdendo suas moradias. Dois dias depois, na sexta-feira da semana passada, uma nova e significativa decisão do presidente suspendeu uma reintegração de posse contra o povo e a terra indígena dos Kaiowá, no município de Caarapó, emMato Grosso do Sul, um sinal evidente e promissor de que não é impossível a lei branca se inculturar e o simplismo da sua interpretação abandonar o seu viés desumano contrário às /aos índias/os brasileiras/os.
No site do Supremo Tribunal Federal sobre o acontecido lê-se o seguinte:
“Na decisão monocrática em que deferiu a liminar, o ministro Lewandowski assinala que a demarcação de terras indígenas apenas reconhece um direito preexistente e assegurado constitucionalmente, visando ao reconhecimento e à regularização das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. Como ato administrativo, a demarcação tem a presunção de legitimidade e de veracidade, e produz efeitos até a decretação de sua invalidade pelo Judiciário ou pela própria Administração.
Conforme o pedido da Funai, buscando obter esse despacho, cinco mil indígenas, dispostos a morrer em defesa da terra, iriam ser atingidos pelo mandado de reintegração, agora felizmente suspenso, pelo reconhecimento expresso na própria Constituição Federal de que o direito indígena sobre suas terras é preexistente e a prova contrária disso, se houver, cabe exclusivamente a quem impugná-lo.
Não é de todo improvável estarem as poucas sementes libertárias da lei, defendidas por Las Casas em defesa do povo indígena, desde o século XVI, quando neste continente a invasão europeia já o oprimia e matava, fecundando agora árvores e frutos de uma nova percepção do seu direito preexistente sobre a terra.
As Constituições deste novo século, como as da Bolívia, do Equador e da Venezuela, especialmente a primeira, quase certamente por ter um índio no governo daquele país, estão procurando limpar a terra da sujeira que o sistema capitalista lhe impõe, quando a trata como reles mercadoria. Lá ela é reconhecida como mãe, “pacha mama”, sujeito de direito (!), de acordo com a Constituição. Daí a se alcançar a criação do sonhado constitucionalismo latino-americano, no qual se respeite a cultura, o modo de vida, a espiritualidade refletida na verdadeira devoção e no respeito das/os índias/os por essa mãe, o seu desejado “bem viver” numa “terra sem males”, vai um caminho de grande empenho e perseverança, como estão demonstrando as/os participantes do Forum social mundial, ora se realizando em Porto Alegre.
Empoderadas/os por essa ecologia política integral, lembrada pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si, vão retornar às suas terras, equipadas/os com outra concepção de planeta, aquela da “casa comum” e com outra concepção de humanidade, na qual nenhum interesse ou direito é tratado como exclusivamente próprio, mas sim garantia efetiva e recíproca da dignidade de todo o ser humano.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos
via:
  http://www.biodiversidadla.org/Principal/Secciones/Documentos/Brasil_Efeitos_sociais_da_posse_de_terra_indigena_como_direito_preexistente

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2