martes, 21 de agosto de 2018

Brasil: ONU....Lula, ex-presidente do Brasil que está preso, não pode ser impedido de disputar a eleição .... Por Agence France-Presse


Comissão de direitos humanos afirma que líder esquerdista não pode ser impedido de ser candidato até que seus recursos quanto à sentença tenham se esgotado

Por Agence France-Presse 


O comitê de direitos humanos da ONU decidiu na sexta-feira que Luiz Inácio Lula da Silva, líder esquerdista do Brasil preso, não pode ser impedido de disputar as próximas eleições presidenciais porque seus recursos legais em relação à sentença ainda estão em curso.

O comitê emitiu a conclusão após um requerimento urgente apresentado pelos advogados de Lula em 27 de julho.

Em uma declaração pública, a comissão “requereu que o Brasil tome todas as medidas necessárias para garantir que Lula possa utilizar e exercer seus direitos políticos, enquanto está na prisão, como candidato nas eleições presidenciais de 2018”.

Lula, que foi presidente por dois mandatos e agora está cumprindo pena de prisão por corrupção, está atualmente liderando as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro.

O comitê disse que Lula não pode ser impedido de ser candidato “até que seus recursos frente aos tribunais tenham se esgotado em procedimentos judiciais justos”.

O comitê, que tem base em Genebra, monitora a adequação de um Estado membro aos acordos internacionais de direitos civis e políticos, assim como a um texto suplementar denominado protocolo opcional.

Como o Brasil ratificou ambos os textos, o país está tecnicamente obrigado a obedecer às decisões do comitê.

Olivier de Frouville, membro do comitê, disse à APF que os advogados de Lula pediram uma ação urgente em relação a três questões: que ele seja imediatamente liberado da prisão, que lhe seja possibilitado acesso à mídia e ao seu partido político e que lhe seja permitido participar da eleição.

A comissão rejeitou o primeiro pedido, mas deu razão a Lula nas duas outras questões.

*Publicado originalmente no The Guardian | Tradução de Nicolas Chernavsky

https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/ONU-Lula-ex-presidente-do-Brasil-que-esta-preso-nao-pode-ser-impedido-de-disputar-a-eleicao/4/41462via:

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2