viernes, 13 de febrero de 2015

Brasil: Minerodutos exportam quase 7 mil litros de água de Minas para outros estados por hora.... Minas Livres

Em meio à maior crise hídrica já enfrentada pelo estado de Minas Gerais, o setor da mineração exporta diariamente quase 7 mil litros de água por hora para outros estados por meio de minerodutos. A solução das mineradoras para o transporte rápido de minério de ferro até os portos para exportação tem pesado para a população, que agora está tendo que arcar com os riscos do desabastecimento de água no Estado.
Segundo o jornalista, ambientalista e membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Gustavo Gazzinelli, independentemente da crise no abastecimento, a utilização dos minerodutos nunca foi a melhor alternativa para o transporte de minério de ferro no país.
"Eu acho que não deveria permitir o transporte de minério por mineroduto porque, na verdade, isso é uma transposição de água a título de transporte. Tudo isso é feito visando o lucro do empreendimento, mas as custas de uma riqueza natural que dever servir à toda sociedade".
Ele lembra ainda que, durante a implantação do mineroduto Minas-Rio, a população de Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas Gerais, cidade de onde parte o maior duto para transporte de minério construído no mundo, estava sem água. "Eu estive no município quando o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] concedeu a licença de operação do mineroduto e a cidade estava completamente sem água. Até a parte baixa de Conceição do Mato Dentro estava com abastecimento cortado. Ou seja, é uma contradição muito grande".
Ainda segundo o especialista, o mineroduto envia por hora aproximadamente 2.500 litros de água que são despejadas no mar do Rio de Janeiro. Atualmente, essa água não é reaproveitada. O mesmo acontece com o mineroduto Mariana-Ubu(ES), que utiliza mais de 4 mil litros de água por hora.
Atualmente, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), Minas tem somente estes dois grandes minerodutos exportando água para outros estados - o primeiro pertencente à Anglo Ferrous Minas Rio Mineração S.A, e o segundo da Samarco Mineração S.A. Ambos tem várias outorgas publicadas em portarias do governo de Minas para autorizar a utilização de água de rios do Estado.
No caso do Minas-Rio, das outorgas que abastecem o complexo minerário, incluindo o mineroduto, a mais representativa é a que autoriza a retirada de até 0,695 m³/s e cuja captação está instalada no Rio do Peixe. Já as outorgas mais expressivas do mineroduto Mariana-Ubu(ES) têm vazão de 0,278 m³/s, no córrego Santarém, e 0,0944 m³/s, no rio Piracicaba.
Ainda segundo a Semad, há um mineroduto pertencente ao empreendimento Morro do Pilar Minerais S/A em fase de licenciamento junto ao Ibama e que será instalado na cidade de mesmo nome. Esse sistema já possui duas outorgas preventivas vinculadas, mas que ainda não conferem direito de uso dos recursos hídricos e a previsão é de que o consumo de água por hora atinja quase 3 mil litros.
Além disso, existem outros 11 minerodutos que possuem Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), por se tratarem de minerodutos com extensão inferior a dez quilômetros, sendo utilizados para transporte de minério dentro e entre complexos minerários e que, segundo a Secretaria, não exportam água para outros estados.
Fuente: Minas Livres

vía:
  http://www.biodiversidadla.org/Principal/Secciones/Noticias/Brasil_Minerodutos_exportam_quase_7_mil_litros_de_agua_de_Minas_para_outros_estados_por_hora

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2