miércoles, 11 de febrero de 2015

Brasil: Especialistas denunciam grave contaminação ambiental na maior mina de ouro do país...Brasil De Fato

A maior mina de ouro do Brasil está situada em Paracatu, na região noroeste de Minas Gerais, onde vivem 80 mil pessoas. Desde 1987, a transnacional canadense Kinross Gold Corporation retira cerca de 17 toneladas de ouro por ano de uma mina a céu aberto nos limites do município.
Cientistas, biólogos e ambientalistas denunciam um grave problema de contaminação ambiental e a intoxicação lenta da população. “A mineradora está acabando com Paracatu. Está contaminando o ar, as águas e a população. O índice de câncer na cidade está acima da média”, denuncia João Paulo da Silva Couto, da Cáritas Regional Paracatu.
O Hospital de Câncer de Barretos, cidade localizada a mais de 550 km de Paracatu, é a principal referência no tratamento de câncer para os moradores. O número de casos é tão grande que o município conta com uma casa de apoio para abrigar familiares e pessoas em tratamento. Em 2012, pelo menos 500 paracatuenses eram tratados lá. João Paulo garante que o número de doentes tem aumentado. Ele afirma que também é alto o índice de doenças respiratórias, principalmente em crianças.
Influências
João Paulo da Silva Couto explica que a mineradora é muito forte politicamente. “Tinha um promotor aqui que deu dez condicionantes para que ela continuasse a exploração de ouro. Pouco depois, o promotor foi transferido daqui”, diz.
Além disso, ele afirma que a mineração é presença forte na economia local, não apenas por meio de empregos diretos e indiretos, mas também no fornecimento de serviços e compras de insumos e equipamentos. “Tudo isso gera um silêncio na cidade e acaba não tendo enfrentamento no município”, lamenta.
O ex-deputado estadual Almir Paraca (PT) critica ainda a compensação financeira do ouro no novo Código da Mineração. Os royalties cobrados são de apenas 1% sobre o faturamento líquido da mineradora. Desses, 65% ficam no município, 25% no estado e 15% são federais. “É uma miséria, não dá para fazer compensação ambiental e muito menos o fomento ao desenvolvimento da cidade”, diz.
Presente na poeira do ouro, arsênio causa intoxicação
O cientista Sergio Ulhoa Dani nasceu e cresceu em Paracatu e hoje mora na Alemanha, onde é médico. Há muitos anos ele estuda o caso e explica que o responsável pelas doenças é um material conhecido como arsênio, presente na poeira oriunda da mineração de ouro.
Em artigo, Sérgio explica que o arsênio é parte das rochas onde se encontra o ouro e o material é liberado com a exploração. “O arsênio é um dos agentes cancerígenos mais potentes e persistentes. É absorvido via oral ou respiratória e literalmente gruda nos ossos e mata de câncer e de várias outras doenças”, descreve.
Em um ponto no Córrego Rico, riacho que atravessa a cidade, o arsênio atingiu uma concentração 190 vezes maior que a estipulada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente e 744 vezes maior que a concentração média natural verificada nos rios e córregos da região. Ele aponta ainda que a poeira que se respira em Paracatu tem concentrações de arsênio até 140 vezes mais altas que a concentração acima da qual o veneno começa a causar danos à saúde humana.A mineradora Kinross apresentou em 2013 uma pesquisa afirmando que “não existe qualquer tipo de evidência de contaminação ambiental ou da população de Paracatu, por arsênio”. (MG)
Fuente: Brasil De Fato
via:
  http://www.biodiversidadla.org/Principal/Secciones/Noticias/Brasil_Especialistas_denunciam_grave_contaminacao_ambiental_na_maior_mina_de_ouro_do_pais

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2