miércoles, 1 de febrero de 2012

Brasil : Pesquisa denuncia a empresa Vale: o lobby a serviço da mudança climática / Radio Mundo Real




Troféu da vergonha

Pesquisa denuncia a empresa Vale: o lobby a serviço da mudança climática

A mineradora brasileira Vale aumentou fortemente as emissões de gases de efeito estufa em suas operações em nível internacional, apesar de ter anunciado sua intenção em 2008 de reduzir sua contaminação, alerta uma nova publicação de Amigos da Terra Internacional.
Conforme a própria Vale, que acaba de ser eleita “a pior empresa do mundo” nos prêmios “Olho Público” (Public Eye Awards), a companhia emitiu 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2010. Em 2007 havia emitido 15 milhões de toneladas. Apesar de suas declarações de boas intenções, o trabalho da mineradora agrava a crise climática enquanto procura o lucro que lhe oferece o mercado de carbono, uma falsa solução à mudança climática, afirma Amigos da Terra.
A federação ambientalista apresentou na sexta-feira em Porto Alegre, o estudo de caso denominado: “Como as corporações governam. Vale – liderando o lobby corporativo para facilitar compensações e outras falsas soluções verdes”.
O novo trabalho destaca que a companhia brasileira tem representantes na delegação governamental de seu país nas Nações Unidas para as negociações internacionais sobre mudança climática. A mineradora é uma das grandes empresas que exercem pressão para influir nas políticas de clima do governo nacional e também em nível internacional, com o objetivo de “minar a ação mundial para combater a crise climática”, diz um comunicado de imprensa de Amigos da Terra.
Rádio Mundo Real entrevistou a coordenadora internacional do Programa de Justiça Econômica e Resistência ao Neoliberalismo dessa federação ambientalista, a brasileira Lucia Ortiz. A ativista, integrante do NAT – Amigos da Terra Brasil, falou sobre o prêmio recebido por Vale como “pior empresa do mundo” e falou sobre o novo estudo de caso sobre essa companhia lançado por Amigos da Terra.
Descargar audio http://www.radiomundoreal.fm/IMG/mp3/310112-valeterd.mp3
Audio: MP3 – 10.1 MB

2012 Radio Mundo Real / Amigos de la Tierra

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2