jueves, 5 de septiembre de 2013
Brasil: Governo Dilma abandonou a Reforma Agrária..De acordo com Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST do Brasil, o governo de Dilma Roussef abandonou a Reforma Agrária e absteve-se de cumprir a sua obrigação constitucional. Por Iris Pacheco, da página do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Iris Pacheco, da página do MST
O governo Dilma apresenta o pior índice de desapropriação de terras dos últimos 20 anos. Em 2012, apenas 28 imóveis rurais foran alvo de decreto. Em 2013, nenhum imóvel foi desapropriado até ao momento.
Durante o primeiro semestre desse ano, movimentos sociais do campo realizaram diversas jornadas de lutas, com pautas conjuntas ou específicas, colocando a necessidade urgente do governo realizar a Reforma Agrária no Brasil. De acordo com Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST, o governo abandonou a Reforma Agrária e absteve-se de cumprir a sua obrigação constitucional.
Conceição também afirma que, no próximo período, o MST vai intensificar as jornadas de luta contra a ofensiva do capital estrangeiro e fará ocupações de latifúndios improdutivos. Ao mesmo tempo, fará alianças para consolidar a construção do projeto da Reforma Agrária Popular, diante da necessidade de mudança do modelo agrícola do país.
O governo permanece em silêncio no quesito Reforma Agrária. Qual é sua avaliação sobre essa postura?
O governo Dilma abandonou a Reforma Agrária. Ao fazer isso, não está apenas se acovardando, mas cometendo uma violação constitucional - que perdura desde o estabelecimento da Constituição - e que no último período tem se agravado de maneira muito crítica. Essa postura do governo deixa claro a opção em benefício do latifúndio e sua posição de refém da aliança com o agronegócio.
Por que o governo não desapropria latifúndios para a Reforma Agrária?
Porque o governo aposta no agronegócio como modelo de desenvolvimento para o campo. Temos dialogado com o governo, mas sem resultados concretos. Segundo dados do Incra, atualmente há mais de 180 milhões de hectares classificados como grande propriedade improdutiva no país. O governo não se mexe para promover a democratização da terra. Não conseguimos nada porque o núcleo central do governo não quer saber da Reforma Agrária. Diariamente novos procedimentos e portarias são inventados e emperram ainda mais o processo. A Reforma Agrária depende de desapropriações de grandes propriedades improdutivas, como determina a Constituição.
Quanto de recursos públicos o governo destina para os agricultores familiares e para os latifundiários?
Neste ano, foram disponibilizados 21 mil milhões de reais no Plano Safra 2013/2014 para a agricultura familiar. O valor é 16,6% maior que o destinado ao setor no ano passado, de 18 mil milhões. Para o agronegócio, no entanto, se disponibilizou 136 mil milhões de reais, ou seja, dez vezes mais investimentos do que à agricultura familiar, responsável por produzir 70% dos alimentos e gerar nove empregos por hectare. Além disso, o agronegócio, que está completamente endividado, protela as dívidas com o governo brasileiro, enquanto as dívidas dos agricultores familiares nos bancos demoraram para serem renegociadas.
Os índices de produtividade ainda são um entrave em todo o processo?
O índice de produtividade do Brasil não é atualizado desde 1975 e segue sendo um dos piores da América Latina. Nesses mais de 30 anos, o campo passou por muitas mudanças e se torna inconcebível nivelar a produção agrícola atual com a de 1975. O governo não teve a coragem de rever a questão dos índices. Essa revisão, sem dúvidas, proporcionaria um grande desentrave na Reforma Agrária no país.
Qual o reflexo para o campo com a inoperância da Reforma Agrária?
Reflete-se na violência do campo. Além de inoperante, é um governo de composição inclusive com o latifúndio e, por isso, não enfrenta os ruralistas e não desapropria terras para Reforma Agrária. Sem avanços na democratização da terra, o Movimento intensificará a luta e ocupará latifúndios para enfrentar a ofensiva contra os povos do campo. Nesse aspeto, o Judiciário se converte no principal conivente do latifúndio: é super ágil para criminalizar os Sem Terra, mas ao mesmo tempo garante a impunidade dos crimes do latifúndio.
Como você vê o discurso do governo sobre o Judiciário ter emperrado o processo de novas áreas para criação de assentamento em 2013?
Além de garantir a impunidade dos conflitos no campo, o Poder Judiciário segurará os processos de criação de novos decretos para desapropriações de áreas. Dos atuais 523 processos envolvendo Reforma Agrária no país, 234 estão paralisados. Portanto, é dever do governo Dilma trabalhar de forma articulada com o Judiciário para que se resolvam os impasses que deixam as áreas numa situação jurídica indefinida por anos.
Qual é a importância da Reforma Agrária para a sociedade?
Atualmente, 85% das terras agricultáveis no Brasil cultivam soja, enquanto que a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos para consumo interno, mesmo tendo apenas 15% das terras agricultáveis do país. O agronegócio é apenas uma forma de se apropriar do lucro obtido pelo comércio agrícola, mas não resolve os problemas do povo. Ao contrário, apenas piora, principalmente pela incidência do uso de agrotóxicos e transgénicos no país, que têm afetado a saúde do povo brasileiro. Esse modelo não serve para o Brasil. Precisamos de um modelo que garanta a produção de alimentos saudáveis para a sociedade brasileira por um custo de obtenção considerável. Assim, cria empregos e formas de vida saudáveis para a população camponesa não se marginalizar nos grandes centros urbanos.
Permitirá desenvolver técnicas de aumentar a produtividade e a produção sem destruir a biodiversidade do planeta. O viés para efetivar a construção desse modelo é o projeto da Reforma Agrária Popular, que defende a desapropriação massiva de áreas improdutivas, tendo a agroecologia como base para o desenvolvimento do campo.
Diante dessa conjuntura, como o Movimento pretende atuar no próximo período?
O MST vai continuar lutando e ocupando os latifúndios improdutivos, combatendo a monocultura e lutando contra a ofensiva do capital estrangeiro na agricultura brasileira. O governo precisa mexer no índice de concentração fundiária do país, em vez de investir em programas compensatórios que não promovem a Reforma Agrária, levando aos assentados e assentadas o endividamento crónico. Ao mesmo tempo, vamos costurar alianças que consolidem a construção do projeto de uma Reforma Agrária Popular para o Brasil, ao representar a necessidade de mudança do modelo agrícola do país. É necessário reorganizar o setor agroindustrial, baseado em cooperativas e não grandes empresas transnacionais. Adotar a matriz tecnológica da agroecologia, preservar o meio ambiente e frear o êxodo rural para as grandes cidades.
via:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22643
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
Archivo del blog
-
►
2010
(5004)
- ► septiembre (413)
-
►
2011
(7772)
- ► septiembre (667)
-
►
2012
(5761)
- ► septiembre (394)
-
▼
2013
(2918)
-
▼
septiembre
(343)
- Honduras: Dictan prisión contra lideresa indígena ...
- Chile-Fiestas Patrias: "El Rodeo es un deporte cri...
- México:MOVIMIENTO MAGISTERIAL...RESUMEN DE NOTICIAS
- Argentina: Los acuerdos de hidrocarburos y una nue...
- Ecología: Camila, activista agredida por defender ...
- Bolivia: Evo Morales: "Vamos a denunciar al Gobier...
- España: Por la eliminación de la mitad de los pues...
- México:"Hay riesgo de guerra civil en México" Fern...
- Sociedad: Terrorismo financeiro..Quando o secretár...
- Colombia usó armas químicas contra su pueblo Juan...
- Argentina: Ríos Libres en Misiones, NO a las repre...
- Chile: Neruda vive -vídeo- 23 de septiembre de 19...
- México : El regreso del PRI y la revolución de los...
- Honduras, país impune para asesinos de periodistas...
- Argentina libre de fracking
- Ecuador : Urgencia del gobierno ecuatoriano por co...
- España: Multitudinaria manifestación en Madrid con...
- Chile: Lujo para genocidas e indignidad para los p...
- Uruguay: 10 respuestas a 10 mentiras sobre la mega...
- Perú: Sendero Luminoso: ¿una amenaza real para el ...
- Mexico Police Repress Opponents of Neoliberal Scho...
- Ecología: Chemtrail.. ¿qué son las Estelas Química...
- El Imperio : Por qué Estados Unidos quiere atacar ...
- España: Juan Carlos, ¿por qué no te vas?...Esther ...
- Argentina: PRIMAVERA SIN MONSANTO ..El acampe en M...
- Chile: Ata secreta revela vínculos entre Corte Sup...
- México: 12 Razones por las que se movilizan los ma...
- Estados Unidos: Saldos.. David Brooks.../ Esa cri...
- Colombia: Cae asesinado Nelson Giraldo, líder del ...
- Chile: Pablo Neruda y el “desgarrador” funeral que...
- México: El vídeo que todo México debe observar; 13...
- México: AMLO nos hace perder el tiempo ..Alberto B...
- Argentina: Yasmín, la niña del sur sin paraísos..p...
- Chile: Preparan nuevo homenaje a Krassnoff, milita...
- Sociedad: OMS se niega a publicar informe sobre cá...
- Argentina: Miles Marchan por los Ríos libres. El S...
- Honduras: SEMILLA DE LIBERTAD, DOCUMENTAL TRAS EL ...
- Colombia pensó que no tenía campesinos...Carolina ...
- Guatemala: Los militares y la élite, la alianza qu...
- España: ¡Parar los recortes, no pagar la deuda! .....
- Sociedad: ¿Y quién juzga a Estados Unidos por el u...
- Uruguay: TODOS EN LA MIRA (Película completa)
- España: Profesorado en huelga indefinida rodea el ...
- Argentina: Exoneraron en Neuquén a los policías qu...
- España: En Madrid, la Empresa Municipal de Viviend...
- Chile-Pueblos Originarios: DESTRUYEN TUMBA DE COMU...
- México: ¿Fascismo en México? Pedro Salmerón Sanginés
- Perú: ¿Conga a sangre y fuego? ...Por Rocío Silva...
- España: Impunidad y falta de investigación imparci...
- Sociedad: The Guardian revela existencia de esclav...
- Chile: En Chile los hospitales son un matadero de ...
- Argentina: Konversos (segunda parte) ..por Alfredo...
- Sociedad: Verdades ocultas sobre los arsenales quí...
- México: Continúa Jornada de Lucha Nacional de form...
- España: Una marcha pedirá este sábado la abolición...
- España: La censura mediática silencia que 3.158 es...
- Argentina: Bloquean nuevo acceso de entrada abiert...
- Colombia: La minería del cobre amenaza con contami...
- España: Solo un sádico puede reírse en un desahuci...
- México: El gobierno y los empresarios siempre nos ...
- Chile: Represores de la dictadura pinochetista goz...
- Sociedad: Espionaje total electrónico: Herramient...
- Argentina: Los mitos del IAPG con el fracking.. bi...
- Argentina: Juicio oral penal a una familia campesi...
- Perú: Atacan campamento de guardianes de las lagun...
- México: Una mirada desde abajo a las inundaciones ...
- Sociedad: El invento que está iluminando al mundo....
- Ecología-Sociedad: Contaminación por bolsas de plá...
- Sociedad: ¿Qué le sucede a nuestro organismo cuand...
- Educación: Tecnología Educativa Dialogo entre exp...
- Música: El Gasba.3 por Ben OThman
- Música: Especial John Juke Logan
- Música: Mc Norman..Singles
- Cultura: Las utopías son futuras realidades ...Ent...
- Ecología: La contaminación derivada del plástico.....
- Cine: Copying Beethoven (2006) - Pelicula Completa
- Ecología: Calentador solar gratis con botellas PET...
- Música: Blues Syndicate 5 Estrellas 5 (2)
- Ecología-Sociedad: Plástico en donde menos se espe...
- Cultura-RadioTeatro: Las tres perfectas casadas, d...
- Ecología: Un planeta asediado por mil millones...
- Música: 5 estrellas 5 blues syndicate
- Educación: La historia de la tecnología en la edu...
- Ecología-Sociedad: Mundo de plástico Mariana Soló...
- Cultura-Radio Teatro: Burgues gentil hombre, de Mo...
- Educación: ¿Por que los niños se aburren en la esc...
- Cultura-Sociedad: DEL DEBER DE LA DESOBEDIENCIA CI...
- Música: Tiramisu de Limon
- Cultura-Radio Teatro La Casa Embrujada, Pulgarcita...
- Música: Alfredo Zitarrosa - 1966
- Sociedad: ROSAURA, .Mi hija pronto cumplirá 15 año...
- Música-Chile: Los Cuatro de Chile...Para que No Me...
- Cultura-Radio Teatro: El trigo es de Dios
- Libros: VEINTICUATRO HORAS EN LA VIDA DE UNA MUJER...
- Música: Coraje..1985
- Ecología: ¿QUÉ ESTÁN ROCIANDO POR EL MUNDO?
- Música: Subverso - Terroristas
- Libros: El Contrato Social - Juan Jacobo Rousseau
- México: Última llamada a los trabajadores del IMSS...
- México-PRIVATIZACION-SALUD: El IMSS-Peña subroga s...
-
▼
septiembre
(343)
-
►
2014
(1553)
- ► septiembre (43)
-
►
2015
(1391)
- ► septiembre (74)
-
►
2016
(2071)
- ► septiembre (134)
-
►
2017
(1221)
- ► septiembre (46)
-
►
2018
(699)
- ► septiembre (77)
-
►
2019
(521)
- ► septiembre (3)
Datos personales
- raymond
- Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.
No hay comentarios:
Publicar un comentario