martes, 4 de septiembre de 2018

Brasil: Manobra anunciada .. Por Eric Nepomuceno



Por Eric Nepomuceno





A verdade é que não houve surpresa, mas ainda assim, a esperada decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a candidatura presidencial de Lula da Silva, pela forma na qual foi emitida, não deixou de causar impacto no Brasil.

Como se antecipava até entre os círculos mais chegados ao ex-presidente, favorito absoluto em todas as pesquisas eleitorais, sua candidatura foi impugnada. Concluiu-se desta maneira o golpe institucional que destituiu a presidenta Dilma Rousseff – e, que grande coincidência, a censura à candidatura de Lula acontece dois anos depois, mas no mesmo dia 31 de agosto que finalizou o processo de impeachment contra a sua sucessora, e instalou uma quadrilha no poder, levando a que absolutamente todos os aspectos da vida brasileira sofressem um forte retrocesso.

Naquela noite de sexta-feira, o voto determinante foi dado pelo magistrado Admar Gonzaga, nomeado por Michel Temer e que ostenta no currículo, entre outras pérolas, uma denúncia de violência contra sua ex-esposa. O caso foi respaldado pela Procuradoria Geral da República, porém nada foi feito, e o valente agressor de mulheres segue julgando com idêntica brutalidade.

O voto de Gonzaga foi proferido por volta das 23h, em uma sessão que, naquela altura, já levava mais de oito horas de duração. Mais impressionante, em todo caso, foi a celeridade com que o caso de Lula da Silva chegou ao pleno dos magistrados.

Na quinta-feira (30/8), faltando pouco para a meia-noite em Brasília, quando se esgotaria o prazo legal, a defesa do ex-presidente apresentou seus argumentos contra os dois pedidos de impugnação do registro da candidatura de Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral. Horas antes, às 21h30, a presidenta do TSE, ministra Rosa Weber, divulgou a pauta da reunião extraordinária convocada para a tarde de sexta. Normalmente, o TSE reúne seu pleno em sessões que ocorrem nas terças e quintas. É algo absolutamente excepcional uma convocação para uma sexta-feira, dia em que os magistrados normalmente dedicam ao ócio e à contemplação de suas imagens nos espelhos, e se entregam à vaidade.

Nessa pauta divulgada, o caso de Lula da Silva não aparecia.

Na manhã de sexta-feira começaram a aparecer nas rádios e emissoras de televisão aberta os primeiros anúncios da campanha na televisão – esses com trinta segundos de duração, como um comercial normal – com a imagem de Lula. No fim de semana, apareceria o primeiro programa de quase três minutos para o horário eleitoral gratuito, apresentando Lula como candidato. Era necessário impedi-lo a qualquer custo. Por isso, e para surpresa geral, pouco depois do meio-dia de sexta foi divulgada uma nova pauta da sessão extraordinária: ademais do exame do registro de outros dois candidatos, aparecia o de Lula.

Ou seja: o relator do caso, Luís Roberto Barroso, conseguiu ler, durante a madrugada e manhã as quase 200 páginas apresentadas pela defesa do ex-presidente. Reiterando: entre a meia-noite e o meio-dia, foram examinados todos os argumentos que apareciam em quase 200 páginas. A menos, claro, que sua decisão já estivesse tomada antes dessa leitura, em uma claríssima manobra política.

Não é a primeira vez que acusações contra Lula da Silva são decididas em tempo olímpico, e tampouco o fato dos argumentos de sua defesa serem atropelados sem piedade – muitas vezes sem sequer serem examinados de forma minimamente responsável – é algo inédito. A sanha feroz contra o ex-presidente desconhece limites. De nada serviram as campanhas encabeçadas por juristas e personalidades de todo o mundo exigindo justiça para Lula. Tampouco o comunicado da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas foi acatado, apesar de que o Brasil é signatário do acordo que determina que as recomendações do órgão sejam acatadas. E pior que isso: nem mesmo as leis da Constituição brasileira foram respeitadas, com tal de proibir Lula.

A sordidez de todo esse procedimento era algo esperado. A manipulação, o atropelo e a arbitrariedade judicial deixaram de ser encobertos por um véu de disfarce para ostentar sua magnitude nas janelas da cumplicidade com o que existe de mais vil e perverso.

Quando se trata de Lula, a Justiça brasileira deixa de se curvar perante o império da lei e da Constituição para se ajoelha diante do reino da política mais imunda. Muito mais que impedir Lula de ser candidato, o que se trata de impedir no Brasil de hoje é a possibilidade de o eleitor escolher livremente quem pretende levar à Presidência de um país náufrago. A verdade é que, se deixarem lula ser candidato, ele massacraria todos os seus oponentes.

Mas também é verdade que muitas vozes poderosas e influentes defenderam a participação do ex-presidente no pleito de outubro, dizendo que se tratava inclusive de poder escolher não votar nele, e não porque seria impossível fazê-lo. Os advogados de Lula e a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciaram, no mesmo fim de noite de sexta, que pretendem recorrer em instâncias superiores. Sabendo, em todo caso, que o resultado será negativo, uma vez mais. No fim das contas, a média de integridade e de ética da maioria dos seus integrantes não passa da estatura de uma formiga sem pernas.

Com a desmoronamento da Justiça – nunca é demais reiterar que Lula foi condenado sem que aparecesse uma única e miserável prova contra si – prevalecerá, para a história, a verdadeira imagem de um país que vive a mercê das (muitas) manobras e um claríssimo Estado de exceção.

Um país dominado por uma corja que impõe perversos retrocessos em todos os campos da vida: o social, o econômico, o político. E, por cima de todos, um duríssimo retrocesso moral.

*Publicado originalmente no Página/12 | Tradução de Victor Farinelli


via:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Manobra-anunciada/4/41617

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Archivo del blog

free counters

Datos personales

Mi foto
Malas noticias en los periòdicos, asesinatos, enfermedad, pobreza, dolor, injusticias, discriminaciòn, guerras, lo grave es que nos parece normal.

Ecologia2